Nome: Hudson Silva Santos
Título da tarefa: Análise de interfaces
- Tema central da atividade educacional:
Design de interfaces
- Objetivos de aprendizagem:
Espera-se que o aluno, ao final desta aula, seja capaz de:
1 - Definir interfaces;
2 - Reconhecer caminhos que o sirvam como base para a aquisição da autonomia na criação de interfaces;
3 - Reconhecer a importância da criatividade para o design didático.
- Segmento de ensino e série envolvida:
Pós-graduação (Especialização Lato senso)
- Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas:
Google docs – Para discutir: “O que um designer deve levar em consideração na hora de planejar uma interface?” e “O que a escola pode fazer para incentivar a criatividade?” e postagem da atividade individual de análise de uma interface.
Mídias – Com endereços dos vídeos do youtube sobre criatividade.
Textos – Contextualizados ao tema.
- Metodologia de aplicação:
Utilização de ferramentas da web 2.0 (Google docs, mídias e textos) para realização e divulgação das tarefas propostas:
- Discussão no Google docs dos temas: O que um designer deve levar em consideração na hora de planejar uma interface?” e “O que a escola pode fazer para incentivar a criatividade?”
- Criação de texto, com base no material de apoio e nas discussões do Google docs, a respeito de uma interface qualquer, comentando algumas das técnicas de organização; ou a ausência delas nesta interface. Justificando tais observações com citações baseadas no nosso material de apoio e nas discussões do nosso Google docs.
- Forma de avaliação:
1 – O aluno será avaliado primeiramente, pela contribuição dada ao Google docs e pela atividade individual postada no mesmo.
- Cronograma:
A atividade será desenvolvida durante duas semanas.
1ª Semana: o aluno deverá assistir aos vídeos e ler os textos disponíveis no material de apoio, para discutir os questionamentos do Google docs;
2ª Semana: Criação e envio da tarefa proposta, com base no material de apoio e na discussão do Google docs.
- Material de apoio:
COSTA, Rosa Maria E. M. da & MARINS Vânia. Interfaces. Disponível em: http://www.lanteuff.org/moodle/course/view.php?id=333
Texto: É possível se tornar uma pessoa mais criativa? Disponível em: http://www.proinova.com.br/admin/biblioteca_upload/EpossivelSeTornarUmaPessoaMaisCriativa.pdf
Ken Robinson: Escolas matam a criatividade? (parte 1 e 2) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yFi1mKnvs2w
Descrição da tarefa:
1ª parte:
“O desenho de conteúdos e atividades para e-learning é uma tarefa que envolve criatividade e um tempo considerável de planejamento. Diferente de uma aula presencial, em que a correção pode ser feita durante seu desenvolvimento, a EaD deve estabelecer critérios de previsão, adequação e clareza para que o conteúdo possa ser transmitido e assimilado de maneira ótima, criando assim, um poderoso canal de comunicação.” (COSTA & MARINS, p.1).
Considerando isso e com base no material de apoio, você deve discutir no nosso Google docs: “O que um designer deve levar em consideração na hora de planejar uma interface?” e “O que a escola pode fazer para incentivar a criatividade?”
Esta atividade será encerrada no final da primeira semana. Sua participação vale __ pontos.
Você deve contribuir de forma significativa e não há limite mínimo nem máximo de participações. Evite textos muito longos, algo em torno de 120 palavras (use o contador de palavras do seu editor de texto).
Você deve contribuir de forma significativa e não há limite mínimo nem máximo de participações. Evite textos muito longos, algo em torno de 120 palavras (use o contador de palavras do seu editor de texto).
Sempre inclua a referência do que foi citado.
2ª parte:
Em nosso texto base, Interfaces, Rosa Maria E.M. da Costa e Vânia Marins nos dizem que “o ator mais importante, em se tratando de interfaces, é o usuário. Interfaces devem ser criadas para seus usuários finais”. E que “uma boa interface deve atender a seus usuários em seus objetivos de uso, suas necessidades e suas limitações” (COSTA & MARINS, p.2).
As autoras ainda acrescentam que para isso, ou seja, para que uma interface seja usável, os designers podem explorar algumas técnicas de organização que podem torná-las mais fáceis à leitura e a busca de informações (COSTA & MARINS, p.5).
Sendo assim, como tarefa para esta semana, o aluno deverá:
- Identificar na interface de uma plataforma qualquer algumas dessas técnicas de organização; ou a ausência delas, e redigir um texto apontando tais observações, justificando seus comentários com citações baseadas no nosso material de apoio e nas discussões do nosso Google docs.
Este documento deve ser entregue na 2ª semana do nosso curso, também através do nosso Google docs.
Esta tarefa vale __ pontos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário